JEANS COM QUALIDADE, O SEGREDO DO SUCESSO


   O empresariado do setor produtivo de roupas se depara com vários problemas em sua trajetória, e o maior deles que eu considero depois da mão de obra especializada é sem dúvida nenhuma a qualidade de seu produto, pois depende de uma mão de obra qualificada para atingir níveis de produção e qualidade aceitáveis para a empresa subsistir.

Hoje falaremos de um problema que vem afetando e muito a cadeia produtiva do jeans, a qualidade do produto. Em uma empresa seja ela qual for, seu trunfo para sobreviver no mercado além de um preço atraente de seus produtos ou serviços, deve ser a qualidade que a empresa os oferece, e nisso está sua fonte de sucesso, e não apenas na produtividade como muitos pensam. Qualidade e produtividade devem andar juntos, e aliar esses dois opostos não é tarefa fácil ainda mais se naquela montagem do grupo que falamos em outros post , foi deficiente sem o profissionalismo exigido naquele momento, daí sim a tarefa tende a ser muito mais difícil, porque quando se aprende errado se permanece errado até o momento em que os gestores se manisfestam, por isso ter um padrão de qualidade elevado em sua indústria não é uma questão de luxo e sim questão de sobrevivência, pode ter certeza, empresas que não exigem não sobrevivem.

Temos várias formas de elevar o padrão de qualidade das empresas do setor de jeans, mas depende e muito do grupo que temos nas mãos, se ele é aberto a mudanças, se tem responsabilidade com o produto que ele está fabricando, se a atenção aplicada no momento das operações são ideal ao que o produto exige e por aí vai, mas vou passar algo que ajuda mesmo dentro dessas diferenças.

*Primeiro o comandante deve designar ou contratar uma pessoa que entenda dos pontos de qualidade essenciais do produto que sua indústria produz, se possível com bases em produtos de marca, empresas de ponta. Depois disso peça para essa pessoa lhe passar um relatório com um resumo do momento atual de sua fábrica.

* Após o relatório, defina os pontos em que sua empresa é vulnerável em relação a qualidade juntamente com o profissional da qualidade, e monte um plano de ação com atitudes a ser tomadas naquele setor e consequentemente na produção num todo e execute com profissionalismo e responsabilidade, lembrando que ações seguidas de atitudes continuadas vão mostrar sua preocupação com a qualidade, e aumentará a atenção de seu grupo.

*O comandante da produção deve ter conhecimento de produtividade e acima de tudo qualidade, sua linha de produção não terá sucesso se o comandante não entender de qualidade, exija dele um relatório diário em setores como união de frente e traseiro e revisão da parte final, assim terá uma base da % de defeitos que acontecem no dia, nisso você verá os principais defeitos, em alguns casos apenas maquinários são a maior causa de uma qualidade baixa dentro da indústria.

*E por fim após você e a pessoa responsável pela qualidade montar o plano de ações e executa-las de acordo com o grupo que tens nas mãos, vão avaliar e ver qual foi o resultado, lembrando que a continuidade é que vai fazer sua empresa ter um alto padrão de qualidade, os resultados serão a médio prazo, as cobranças devem ser diárias e não pode deixar a qualidade cair após um bom resultado, porque a recuperação após será mais lenta, e terá problemas dobrados com o cliente e com sua produção que não vai faturar. Somente inicie um projeto de qualidade em sua indústria se ele for profissional, 90% das empresas que inicia esse projeto de forma mal planejada acaba tendo prejuízos e fecha as portas ou então ficam sem produto, analise bem o terreno que irá pisar.

 

Sobre Petter D. Pacheco

Sou um aficionado por trabalho, e resolvi criar esse blog para auxiliar empresas fabricantes de roupas no setor do jeans, amo muito o que faço e quero transmitir um pouco que sei para todos aqueles que buscam informações, conhecimento e uma saída para algum problema, pois eles sempre tendem a aparecer.É assim que sou tudo que aprendi quero disponibilizar a todos que necessitam da melhor forma possível. E todos que queiram colaborar com meu blog, aguardo opiniões.

Publicado em 27 de junho de 2011, em MARCA PRÓPRIA, PRODUÇÃO INÍCIO, QUALIFICAÇÃO DE LIDERANÇAS e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. GOSTARIA DE SABER QUAIS AS FABRICAS DAÍ QUE FABRICAM PEÇAS JEANS USANDO A MARCA DO LOJISTA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: