O INÍCIO DA PRODUÇÃO, COMO CONSEGUIR RESULTADOS! PARTE 2


 Ao passar pelo período de treinamento e o início da produção real  o empresário se depara com um dilema, a falta de produção e consequentemente a falta de faturamento, e nisso começa a exigir produtividade de um grupo que foi formado a pouco tempo, e acontece um problema muito comum em empresas de terceirização, novas ou com muito tempo de instalação, a má qualidade, esse é um problema sério, pois os lotes não chegam de acordo com o que o cliente pediu, assim o cliente começa a cortar a demanda de produto para aquela indústria e sua produção começa a ficar com muito pouco material para se produzir, então como resolver isso, se não produzir não tem dinheiro e se produzir e sair mal feito não tem produto, como equilibrar essa receita?

Ao longo de mais de 8 anos dentro de indústrias, desses, 6 anos como comandante de equipes, descobri algumas coisas que vou enumerar para vocês como o ponto de partida para equilibrar essa receita, mas quero deixar claro, os comandantes deve conhecer muito bem o grupo ou grupos que têm na mão para saber aplicar esses métodos eficazmente.

  1.  Quando se inicia a produção em uma indústria ou essa está abaixo do esperado primeira coisa é verificar o layout (organização da sequência em que as peças vão nas máquinas), para dar um caminho para o produto sem muita perca de tempo ao longo do processo, se o produto for mais detalhado monte uma preparação com mais pessoas e mantenha um profissional para abastecer as máquinas, para se ter eficiência operacional x quantidade de pessoas equilibrada, se o produto for mais básico mantenha a preparação com menos pessoas, mas lembrando procure deixar profissionais com mais habilidade, preparação não é lugar apenas para iniciante pense nisso.
  2. Após organizar esse ponto dê atenção ao corpo da indústria, a montagem ela é essencial estar rodando e com produto nas máquinas, não se deve atravessar serviços que não são daquele setor, para isso se planeje para cada produto, faça uma sequência de operações, contrate um serviço de um profissional de cronometragem que determine as sequências operacionais da peça antes de entrar em produção, planejamento é fundamental nessa hora.
  3. Acostume a parte final do produto que vai desde acabamento até o caseado a sempre estarem com peças terminando, se esse setor estiver parado você terá prejuízo na certa pois está deixando de produzir peça pronta. Com o trabalho do cronometrista você terá a idéia clara em cima dos tempos de seu grupo quantas peças por dia um grupo experiente normalmente pode produzir e quantas peças seu grupo realmente irá produzir, pronto você terá sua previsão real de faturamento.
  4. Mostre para o grupo números de produção dos setores por hora, e tenha um quadro para isso, e também anote a produção de todos os dias, estabeleça um prêmio se atingir uma meta pré determinada, você não gastará muito não, porque se eles produzirem mais você estará faturando mais, faça eles entenderem que cada pessoa é importante para o grupo, e determine regras para esse prêmio, para aquelas pessoas que faltam não ganhe  em cima dos que comparecem todos os dias, entendeu.
  5. Nunca tire fios (fazer limpeza dos fios das peças), no setor da costura, contrate uma empresa para fazer esse serviço, ou então pessoas que ficam em suas casas, contrate elas como autônomos, leve essas peças até lá, determine um padrão de qualidade e somente vá buscar depois porque o custo para se fazer isso dentro da indústria é alto e demanda mais 5 ou 6 pessoas para a empresa se preocupar e pagar sem necessidade,  terceirizar alguns serviços é a tendência de todo setor.

Essas foram algumas dicas mais importantes, claro existe muitas outras que podem adaptar-se a necessidade de cada indústria, que estaremos abordando nos próximos posts.

Sobre Petter D. Pacheco

Sou um aficionado por trabalho, e resolvi criar esse blog para auxiliar empresas fabricantes de roupas no setor do jeans, amo muito o que faço e quero transmitir um pouco que sei para todos aqueles que buscam informações, conhecimento e uma saída para algum problema, pois eles sempre tendem a aparecer.É assim que sou tudo que aprendi quero disponibilizar a todos que necessitam da melhor forma possível. E todos que queiram colaborar com meu blog, aguardo opiniões.

Publicado em 14 de junho de 2011, em PRODUÇÃO INÍCIO e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Gostei , trabalho com costura de jeans.

  2. Olá Petter, primeiramente, parabéns pelos artigos postados, eles ajudam muito e são muito interessante. Tenho uma facção de modinhas e gostaria de montar uma de jeans, pois a area de modinha esta um pouco complicado, será q seria possivel vc me passar por e-mail, o minimi de maquinaas possiveis para a montagem de uma ou se acha viavel ter as duas facções?

    se poder entrar em contato comigo por e-mail seria mto grato.
    e-mail: arl_victor@hotmail.com

    grato!

  3. Leinane Almeida Deschk

    Olá Petter, estive lendo suas publicações sobre facção e estou querendo montar uma, queria que você me desse dicas de como fazer, como conseguir fornecedores e tudo mais, ficaria muito grata com a tua ajuda, porque você entende do assunto. Desde já agradeço pela tua atenção, obrigado.

    Meu email é leinanedes@hotmail.com.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: