PESQUISA DETERMINA, PROPAGANDA É SIM A ALMA DO NEGÓCIO NO JEANS


Qual é o motivo que leva uma pessoa a comprar determinada marca? Status, qualidade, estilo ou preço acessível? Para saber a resposta, o IEMI – Instituto de Estudos e Marketing Industrial, foi a campo para avaliar o comportamento de compra de vestuário e saber quais as marcas apresentaram um maior conhecimento, ou seja, foram mais lembradas pelos consumidores. A pesquisa foi realizada com 3.000 consumidores voluntários de ambos os sexos, com idade acima de 16 anos, de todas as classes sociais e diferentes estados. A conclusão foi que no segmento de vestuário, mesmo sendo um mercado bastante pulverizado, as marcas mais presentes nos meios de comunicação e nas lojas, foram as mais lembradas pelos consumidores. No total, foram citadas 786 marcas diferentes de vestuário, sendo que as 40 mais lembradas somaram 72,3% das citações, enquanto que as outras 736 marcas se dispersaram nas respostas de 27,7% dos pesquisados.

*O que agrada o consumidor

De acordo com a pesquisa, os fatores que mais agradam os consumidores são: qualidade (58,7%), o fato de vestir bem (58,3%), preço acessível (46,6%), ser versátil (22,9%) e design atualizado e inovador (19,3%). “O consumidor de vestuário exige a qualidade que o produto é capaz de passar a primeira vista, ao primeiro toque e ao vestir bem. Por não saber conscientemente o que o move, nem sempre o consumidor consegue declarar o verdadeiro motivo de seu consumo. Em alguns casos, as escolhas são tão inconscientes que as necessidades aparecem sem sabermos o desejo que as moveram”, afirma Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI, acrescentando que o preço ainda é um dos principais motivos de compra.              Este item foi citado por 48,9% dos respondentes e o índice foi quase a mesma proporção para marcas conhecidas (49,4%) e desconhecidas (48,3%).  Em terceiro lugar em importância aparecem conforto e caimento. Outro dado descoberto através desta pesquisa é que em lojas não muito conhecidas, aumenta a incidência das compras em função dos produtos em si, e não pelas marcas. Os interessados em adquirir outros resultados desta pesquisa devem entrar em contato com o IEMI.

Sobre Petter D. Pacheco

Sou um aficionado por trabalho, e resolvi criar esse blog para auxiliar empresas fabricantes de roupas no setor do jeans, amo muito o que faço e quero transmitir um pouco que sei para todos aqueles que buscam informações, conhecimento e uma saída para algum problema, pois eles sempre tendem a aparecer.É assim que sou tudo que aprendi quero disponibilizar a todos que necessitam da melhor forma possível. E todos que queiram colaborar com meu blog, aguardo opiniões.

Publicado em 13 de junho de 2011, em MARCA PRÓPRIA, NEWS e marcado como , , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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